Maio 31 2008

"Nas estatísticas, a presença de Ricardo Oliveira da Silva, 19, na sétima série do ensino fundamental contribui para a alta defasagem escolar - repetência - no país. No mundo real, é a história de um vencedor. Vítima de amiotrofia espinhal (doença neurológica que causa a atrofia da medula espinhal e fraqueza muscular), Ricardo foi condecorado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ontem (26/02/08), no Teatro Municipal do Rio, com sua segunda medalha de ouro nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas, ocorrida no ano passado, um galardão destinado aos 300 melhores do país, numa disputa que envolveu 17,5 milhões de estudantes." (Fonte: Folha de São Paulo)

Enquanto Ricardo nos dá uma verdadeira lição de vida, superando as dificuldades e os problemas físicos que o impedem de freqüentar a escola normalmente como qualquer outro estudante, há inúmeros (milhares) de alunos que deixam de aproveitar a oportunidade que têm de estudar. Ricardo vai à escola num carrinho de mão, sendo levado pelas forças do braço de seu pai, já que o transporte público de seu município alega não ter condições de entrar nas estradas rurais que levam a sua casa. Só daí já temos uma preciosa indicação de como o estudo e os valores para a vida se consolidam... Amor de pai faz diferença, e muita... Mesmo com toda a humildade e dificuldade que possa ser percebida no lar simples dessa família, a importância do estudo e a valorização dos filhos é ponto de honra para os pais de Ricardo.

Tanto é assim que foi a mãe dele que o alfabetizou, mesmo tendo estudado até a 7ª série do ensino fundamental... Amor de mãe é diferencial... Só isso para explicar como com tantas pedras no caminho, esses brasileiros de pé no chão, agricultores de subsistência, conseguiram tornar possível o sonho do menino Ricardo...

Não basta, porém, a imensa vontade da família, mais precisamente dos pais para que o estudo e a aprendizagem se efetivem... A Ricardo coube a tarefa de se debruçar sobre os livros, de fazer os exercícios que a ele eram direcionados, de se esforçar nas tarefas e avaliações... E ele fez tudo com afinco, dedicação, coragem e vontade de se superar... Não para ganhar prêmios e reconhecimento... Não para encontrar o presidente da república em uma solenidade elegante organizada por um grande banco... E sim para aprender, conhecer, crescer, prosperar e ter reais chances na vida... Um verdadeiro campeão da matemática e, principalmente, da vida... Parabéns!

 

João Luís Almeida Machado Editor do Portal Planeta Educação; Doutorando pela PUC-SP no programa Educação:Currículo; Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie(SP); Professor universitário e Pesquisador.

 

publicado por simplesmentedetalhes às 16:18

mais sobre mim
Maio 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
12
13
14
15
16
17

18
20
21
23
24

25
26
27
28


pesquisar
 
blogs SAPO